quinta-feira, 19 de maio de 2011

A taipa de pilão é uma arquitetura vernacular, que usa técnicas construtivas tradicionais locais, além de materiais e recursos do ambiente onde se vai erguer a edificação. Foi trazida para o Brasil pelos Portugueses, é uma das mais antigas.

Construção  da taipa:


A terra utilizada na taipa é extraída num local próximo ao da construção, isso depois de ser removida a terra vegetal. É normalmente uma terra argilosa que após ser misturada com pequenas pedras, seixos rolados, água e palha se obtem uma mistura homogênea que vem a ser comprimida entre taipais de madeira desmontáveis, removidas logo após estar completamente seca, formando assim uma parede de um material incombustível e isotérmico natural e particularmente barato.
Não é possível estabelecer o momento em que uma parede de barro esta seca, mas sempre o processo de secagem é mais rápido que o de tijolos e o de concreto. Se o clima é seco e quente e se há movimento suficiente no ar, o processo de retração estará concluído depois de alguns dias.





Depois de três semanas pode-se sentir com o tato que a parede está totalmente seca, mas a quantidade de água é ainda assim elevada em relação ao equilíbrio de umidade. Ao retirar a fôrma tem-se grandes blocos percorridos pelos furos. Estes tijolos gigantes proporcionam espessas paredes com 60 centímetros ou mais, o que proporciona um excelente isolamento térmico e sonoro.
Sustentabilidade
A parede de taipa precisa de menos trabalho e material que aquelas construídas com outras técnicas. Normalmente não é necessário rebocar estas paredes. Pode-se obter facilmente uma parede lisa em que se pode aplicar pintura diretamente, devendo as paredes serem protegidas da chuva por uma cobertura. Caso contrário, deve-se usar revestimentos.
Em comparação com técnicas em que o barro se utiliza em um estado mais úmido, a técnica da taipa tem uma retração mais baixa e uma maior resistência. A vantagem em relação às técnicas de construção com adobe é que as construções de taipa são monolíticas e por isso têm uma maior durabilidade. 



REFERÊNCIAS




Grupo:Anna Claudia
           Caroline
           Gabriela Izidoro

0 comentários:

Postar um comentário