quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pau-a-pique






•Palavras-Chaves:
-Terra, Barro
-Sertanejos
-Cipó, ripas, fibras vegetais, sinsal
-Habitações Precárias
-Casas ecológicas, Bioconstrução, Arquitetura VERDE
-Baixo impacto ambiental
-Fontes renováveis – madeira, bambu
-Sustentabilidade
-Rural
-Trama
-Apoio = estrutura principal
-Materias da região
-Mão de obra não especializada.


INTRODUÇÃO
As técnicas de construção com barro datam de mais de 9000 anos atrás. Todas as culturas antigas utilizaram a terra como material de construção não só em moradias como também em fortalezas e obras religiosas.
A técnica de taipa era conhecida em alguns lugares e para outros foi levada pelos conquistadores espanhóis. Muitas igrejas de taipa na América Latina e no Brasil tem aproximadamente 300 anos.

RESUMO
A casa era primeiramente armada em madeira, os esteios era cravados no chão e ligados entre si por vigas horizontais; que formavam um sistema rígido de sustentação do telhado. Para a construção das paredes era montada uma trama de paus roliços ou taquara, que possui cerne compacto, em posição vertical (pau a pique) e horizontal ( vigas), amarrada com cipó. Em seguida a afirmava-se o barro ao mesmo tempo do lado de dentro e de fora da trama, o que requeria pelo menos duas pessoas para a barreiada.

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO:
A casa de pau a pique foi inspirada na natureza, inspirado pela casinha do João de barro, o taipeiro constrói usando barro aplicado sobre um treliçado de madeira ou bambu. Eles seguem esse modelo passado por gerações.

Para marca as dimensões da casa o taipeiro usa passados

A orientação dos quartos é pra leste, além de permitir melhor iluminação dos cômodos, é benéfico a saúde de seus moradores.

O taipeiro se orienta através de seus próprios sentidos (visão) para fazer a casa. Devido a sua grande experiência e patica. Apoio para apoio.

Ele faz utilização de materiais locais, para fazer o alinhamento da estrutura. È utilizada estacas e cordas (cipó por ex.)
* O fio de prumo serve para verificar os apoios verticais.

Depois que colocados o apoio colocasse pças horizontais. Juntamente com o seu travamento/amarração ( cordas, fibras ou cipó). Depois cava uma vala com aproximadamente 30 cm, de apoio para apoio.
Começa então, a estrutura das paredes, fixando as ripas verticais, que são enterradas nas valas e pregadas as peças horizontais.
As valas são preenchidas com o barro, e em seguida fica as ripas  horizontais, com o mesmo processo de amarração.
Para fixar as estruturas usa-se sisal ( cordas) ou pregos.

Depois de erguida a estrutura da casa se escolhe os locais onde vai ficar as portas e janelas que pode ser aberto com serrote ou já deixadas para colocar o caixão e caixilhos de madeira ou bambu.

Depois de pronta a estrutura das paredes, o taipeiro coloca o madeiramento do telhado e logo em seguida a cobertura; permitindo que ele possa barrear a estrutura protegida da chuva e do sol.

Por experiência, o taipeiro retira o barro no próprio local da obra, cavando aproximadamente 40 cm, onde o solo tem menos mistura com lixo, raízes e aterros.
A escolha do barro é feita através de escavações feitas em diferentes locais, de onde retira um pouco de barro umidecido com água. Faz-se bolas e coloca-se para secar. Abola que apresentar menos rachaduras indicara o barro ideal.

A mistura d barro é feita com os pés e a água não pode ser usada em excesso.
Depois colocasse areia até chegar a liga ideal.

O piso é batido e prensado com soquete, Para evitar umidade o piso pode ser feito com uma base de tijolos de barro

Após, 3 a 4 semanas, é feita a Segunda Barreada (reboco), para cobrir as trincas do barro e evitar o alojamento de insetos prejudiciais, como o barbeiro.
E, por fim, se quiser um acabamento melhor bastas fazer a Terceira barreada, podendo pintar ou não.


CONCLUSÃO
A primeira impressão é que a casa de pau a pique é precária, porém ao combinarmos a técnica de construção do taipeiro com as técnicas contemporâneas forma-se uma edificação que corresponde a muitas expectativas atuais da construção cívil.
Assim, a releitura da casa de pau a pique atende aos requisitos pedidos pelo homem moderno sem agredir o meio ambiente.
Pois, ao utilizarmos os materiais naturais empregados na taipa de mão com a construção especializada e elaborada, criamos uma casa ecologicamente correta. Pois, mesmo depois que essa casa seja destruída os materiais não causaram um impacto ambiental desastroso. Assim, atendendo ao conceito de sustentabilidade.




Grupo: Arielle Valentim, Isabella Magalhães, Nancy Padilha

0 comentários:

Postar um comentário