quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bambu

A utilização do bambu remonta, segundo especialistas, a origem das espécies, quando na luta pela sobrevivência saíram das estepes para instalar- se em cavernas onde o ambiente era mais controlado. Quando faltou espaço passou a se utilizar materiais da natureza para construir seus abrigos, dentre esses o bambu, que é tubular, longo, resistente, flexível, fácil de transportar e manusear, além de ser mais leve que a maioria dos outros materiais fortes.
O bambu começou a ser utilizado nas construções a 6 mil anos. Mas tem noticia que uma das primeiras civilizações que o utilizaram foram os chineses que moravam no interior do país.
            O bambu pode crescer, dependendo da estação, até um metro por dia. Sendo fácil de encontrá-lo os chineses o utilizavam para a construção de suas casas. Pois ele servia como coluna, viga, lastro, além de telha, forro, maçanetas e vedação.
            A casa contava com uma estrutura de bambu, amarrada com a sua própria fibra, depois eram acrescentadas vedações e telhados feitos do próprio bambu. Ainda contavam com um rudimentar sistema de encanamento feitos com esse mesmo material.
Características:
Utilizava-se o bambu (e derivados) para a construção, material achado na própria região.
O processo construtivo era feito juntamente com o projeto. Ou seja, não havia um projetista e um construtor, tudo era feito ao mesmo tempo.
As técnicas construtivas eram passadas dos pais para os filhos (e ainda ocorre isso em alguns lugares).
As casas não eram feitas com a intenção de ser comercializadas, o construtor a construía para sua família.
A floresta de bambu tem a vantagem de se adaptar de acordo com a temperatura, reduzir ruídos, melhorar o ar e barrar ventos fortes, as pessoas ainda utilizavam para proteger o meio ambiente.


EXTRA:
Mesmo que algum países o considere como símbolo de pobreza, o bambu pode ser considerado a madeira do futuro. Devido às diversas facilidades (já citadas) e seu baixo custo.
É possível fazer diversas construções resistentes e esteticamente coerentes
Fotos:




Fontes:
http://www.vilaboadegoias.com.br/meio%20ambiente/bambu-utilidades-uso-na-construcao-artesanato-moveis-jardins-decoracao-resistencia-arquitetura-plantiu-tratamento-corte-com-usando-bambu.htm
FERNANDA PISONI
ISABEL PUCCI
MARIANA ALMODOVA CAIXETA

0 comentários:

Postar um comentário