quinta-feira, 19 de maio de 2011

Iglus

Denomina-se arquitetura vernacular a todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Desse modo, ela apresenta caráter local ou regional. São também construções onde os conhecimentos são transmitidos de geração para geração.

Iglu

É um abrigo de neve utilizado por seres humanos que habitam em zonas de frieza extrema. Este abrigo requer a “neve endurecida” achada em áreas desarborizadas que podem ser cortadas em blocos.




Protege contra as temperaturas extremas do ar livre. O calor é provido pelo calor de corpo dos habitantes ou fontes de calor como uma fogueira.

Sua entrada é através de um buraco feito no chão para que o vento não entre pela “porta principal”, na frente deste buraco é construído um muro com as mesmas pedras de gelo, para que o vento não passe facilmente para dentro e para que a neve não se acumule de forma a fechar a passagem de saída/entrada do iglu

Espaço Interior

Os iglus podem ser grandes o suficiente para acomodar até 20 pessoas em seu interior. A temperatura é estável, visto que é o gelo mantém o calor no interior. E ainda, a forma arredondada impede que o frio concentre-se nos cantos, deixando gelado o centro, e possibilitando, assim, o uso das fogueiras no centro e a acomodação das pessoas nos cantos.



Como Construir um Iglu
Equipamento

A única ferramenta necessária além de uma pá de neve é uma serra. Um machado ou facão pequeno é prático para moldagem dos blocos de neve, mas não é necessário.

Local Adequado

Um local com muita neve é necessário para construir um iglu forte o suficiente para suportar os blocos de neve. Mesmo se a camada superior de neve é macia, pode se encontrar neve dura embaixo. Use estacas para fazer um círculo, marcando a base da cúpula. A profundidade da neve deve ser de pelo menos 1m, onde é colocado o iglu.

Construção

As bordas de cada bloco de neve devem ser alisados e angulados corretamente para fazer uma forte ligação aos blocos adjacentes. Um esqui com a ponta colocada no centro do iglu é uma ferramenta perfeita para isso. Haverá sempre algumas rachaduras (ou talvez muitas) entre as fechaduras, mas que é fixado posteriormente. É muito importante que a linha inferior dos blocos de neve sejam colocadas obliquamente, caso contrário, você estará construindo uma torre.

A cúpula está começando a se formar. Continue a remover a neve que se acumula no interior. É muito mais fácil jogá-la fora de uma cúpula aberta do que da entrada mais tarde.

Finalização do Iglu

O iglu é fechado! Não é uma cúpula perfeita, mas bom o suficiente. Agora é hora de encher todas aquelas rachaduras com neve. (As rachaduras muito grandes são preenchidas com pequenos blocos de neve.) Então, o interior do iglu deve ser suavizado. Isso é feito à mão ou com a lamparina derrento assim o gelo e tampando os pequenos orifícios. Se o interior da cúpula é uma superfície lisa, não haverá gotejamento de água. Quando a suavização do interior é feita e toda a neve esteja empurrada para fora, é hora de terminar a entrada. Uma entrada em forma de L é uma boa solução, e evita qualquer neve de sopro dentro. Primeiro cavar um L com uma profundidade de 1m (ou mais), em seguida, cubra-o com "telhado" um quadrado feito de blocos de neve.

Está acabado! Este é o interior. Observe como a entrada é cavada a uma profundidade. O ar frio irá fluir para o côncavo, que funcionará como um dissipador de frio. ATENÇÃO! Ao usar um fogão no iglu, certifique-se a ventilação é adequada. Sempre mantenha a entrada aberta. O piso deve ser coberto com algum tipo de colchões de campismo ou pele de animais. As velas podem ser usadas como fonte de luz, corte um pequeno nicho para a vela, com espaço suficiente acima para evitar o derretimento da neve.

Referências:


BBC. What house-builders can learn from igloos. Disponível em: <http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/7326031.stm>.
DESCONHECIDO. Iglu. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Iglu.
LINE, Caus News On. Http://causnews.wordpress.com/sustentabilidade/arquitetura-vernacular/. Disponível em: <Arquitetura Vernacular>.
FINNEMA, Ronny; DRANGE, Geir; ANONYMOUS. Igloo building guide. Disponível em: <http://www.igloobuilding.org/>.

Grupo: Gabriela Ferreira, João Batista e Larissa Nascimento

0 comentários:

Postar um comentário