quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tendas da Mongolia

Por ser essencialmente nômades,estima-se  que mais da metade da população da Mongólia viva em Gers,ás vezes conhecidos como yurts( palavra de origem russa).
Consiste essencialmente em uma tenda de formato circular e teto baixo,arquitetura excelente para resistir aos fortes ventos invernais das estepes.
São feitos de feltro,com armação em treliças de madeira e cobertos com uma lona branca,com a chaminé saindo pelo centro.
Essas tendas são bem confortáveis.A porta de madeira,sempre colocada para o lado sul é toda pintada de laranja,com desenhos geométricos coloridos.
Essas tendas com as que existem na Mongólia,também estão disponíveis no parque de campismo do Vale do Rossim,na Serra da Estrela,região centro de Portugal continental.
As tendas,que são usadas como habitação têm capacidade para acolher um casal mais um filho ou dois,que agüentam até 20 ou 30 graus negativos foram construídas com materiais da região.
Possuem uma estrutura em madeira,são cobertas com uma lona branca e isolamento interior do teto e das paredes é feito com lã pura,fabricada em fábricas da zona da Serra da Estrela.
O isolamento vai absorver todo o frio exterior durante o inverno e todo o calor na época de verão.O conforto não falta no seu interior,com duas camas,uma casa de banho com ducha quente e uma salamandra para aquecer o espaço,entre outros adereços.
As habitações construídas sobre estacas,a cerca de 1.500 metros de altitude,permitem suportar temperaturas muitos baixas e são as únicas que existem no país.
CARACTERÍSTCAS

·         Está associada com as primeiras formas de nomadismo;
·         Tenda ou Cabana circular usada tradicionalmente pelos pastores mongóis;
·         Pintadas ou esculpidas com design mongol tradicional;
·         Capaz de ser criado e desmantelado num curto espaço de tempo;
·         Estrutura interna de madeira, treliçada,parede raramente ultrapassando a altura de um homem e teto ligeiramente abobadado,possuindo apenas um cômodo;
·         Estrutura é de fácil montagem;
·         O quadro consiste em um ou mais lattice seções de paredes,uma porta-frame,postes de telhado e uma coroa;
·         Alguns estilos tem uma ou mais colunas de apoio;
·         Coberta por feltro ou lã (geralmente brancos);
·         Obtém uma temperatura quase constante de 18-20 graus;
·         Ideal para períodos ventosos,é estável suporta fortes tempestades;
·         Boa proteção contra o calor e o frio;
·         A abertura superior deixa entrar bastante luz e serve de chaminé em caso de haver fogueira;
·         Numa casa normal o ar é reciclável em duas vezes por hora,num Yurt 50-100 vezes;
·         Construção circular de grade funcionalidade, ecológica e estética;
·         Carregada por pastores nômades em pequenas carruagens nas migrações em busca por melhores pastagens para seus rebanhos.






Nomes: Mariana Pires
            Talita Peres


0 comentários:

Postar um comentário